PROJETO "DANÇA CRIATIVA"
Tem como meta, trabalhar com a linguagem corporal utilizando diferentes atividades cenestésicas, relacionando a teoria com a técnica das diferentes modalidades de dança (frevo, dança de salão, forró, quadrilha, samba) estendendo vivencias em danças urbanas, jazz, ballet, e dança contemporânea, além de jogos e brincadeiras cantadas; promover a redução da desigualdade e apoderando propiciando a inclusão social independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outras..
Compreende-se no projeto que a dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo, por isso é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também pois antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Sendo uma forma de expressão corporal a dança para crianças e adolescentes participantes do projeto é uma ferramenta fundamental para o aperfeiçoamento da coordenação motora, traz ao cotidiano dos que a praticam uma grande paz de espírito e quando em grupo proporciona a convivência social saudável, tornando-os seguros, mentes desinibidas, arrojadas e criativas.
”"A dança é a linguagem escondida da alma."
~Martha Graham
O incentivo da dança atrelado à promoção social, favorece ascensão da sociabilidade, do resgate de valores e identidades locais ampliando o horizonte do desenvolvimento humano. Estimula ações de responsabilidade social sendo que na proposta de atendimento se prima pelo desenvolvimento de habilidades sociais. A Associação de Atendimento a Criança e ao Adolescente - COMBEMTU oferece a atividade de dança para o público atendido na entidade diariamente desde de 2009.
Dançar causa uma sensação de alívio, de bem estar, de alegria. Sendo de extrema importância ter a dança no quadro de atividades da COMBEMTU, visto que essa rubrica vai em encontro com a política de atendimento da instituição proponente do projeto, em seu Plano de Ação tem como prioridade oferecer ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades sociais que promovam o exercício pleno das cidadania, vislumbrando a inclusão social.