PROJETO "EXPRESSANDO PREOCUPAÇÕES: ALIVIANDO SENTIMENTOS"
”Os participantes trouxeram relatos sobre seus bonecos da Guatemala como o educando que disse: "Esse é meu bonequinho mágico, arco-íris, e eu vou levar ele para quando eu tiver pesadelo, eu vou contar, e ele vai tirar meu pesadelo". Outro educando falou: "Eu achei muito legal a história dele. Eu já contei tudo as coisas de mal que aconteceu comigo e eu gostei muito, fiquei muito feliz! "
Perfil
Visando contribuir com a sociedade de uma forma positiva a Associação de Atendimento a Criança e ao Adolescente - COMBEMTU, uma instituição de assistência social que atua na proteção social básica em parceria com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social atende diariamente crianças e adolescentes no contra turno escolar. Todas cadastradas no CadÚnico, sendo esta uma plataforma do Governo Federal para inclusão do cadastro das famílias de baixa renda.
O setor de atendimento psicossocial tem como objetivo, efetivar o acompanhamento individual e/ou grupal dos educandos e suas respectivas famílias, através da escuta e orientação qualificada de Psicólogo e Assistente Social, viabilizando encaminhamentos a rede de atendimento intersetorial, bem como orientações a fim de garantir o acesso aos direitos. Muitos dos encaminhamentos sabem-se que a grande demanda é para o acompanhamento psicológico.
Leahy (2005) em seu livro "Como lidar com as Preocupações" afirma que a preocupação faz com que a pessoa tenha incertezas em relação ao seu mundo e não saiba lidar com seus sentimentos, tornando-a medrosa e confusa em relação a eles. Relata ainda que, você pode fugir dos sentimentos, mas não conseguirá descobrir ou lidar com o que está lhe aborrecendo. Dessa maneira, além de ansioso, desenvolverá comportamentos autodestrutivos. Em consonância com a ideia do autor, os profissionais do setor psicossocial percebem essa relação entre preocupação, comportamento ansioso e autodestrutivo nos educandos atendidos.
Sobre a relação entre vulnerabilidade social e comportamento, conclui-se que o ambiente em que se vive é um fator influenciador na maneira como a pessoa se comporta e como reage diante das adversidades. Pinheiro (1994) reitera que:
"O comportamento aprendido, resulta da interação do indivíduo com o meio, esta interação cria experiências que se registram na memória e contribuem para o aperfeiçoamento dos desempenhos subsequentes".
Diante do exposto observa-se que a vulnerabilidade social pode implicar negativamente no desenvolvimento de habilidades sociais. As habilidades sociais referem-se a capacidade que uma pessoa tem para expressar seus desejos, opiniões, sentimentos e atitudes de forma adequada, tanto no contexto social e familiar, como no profissional. Cia e Barham (2009) ressaltam que o baixo desenvolvimento de habilidades sociais, principalmente em termos de empatia, expressão de sentimentos e resolução de problemas, pode estar associado a dificuldades interpessoais, envolvendo problemas de comportamento