ESSA É A NOSSA HISTÓRIA

A Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente - COMBEMTU - foi constituída em 1974, logo após uma enchente que destruiu a cidade de Tubarão. Representantes de vários segmentos da sociedade reuniram-se na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina - FESSC, hoje UNISUL, para buscar alternativas de reconstruir o município, haja vista que muitas famílias perderam tudo o que possuíam. Foram 199 vidas ceifadas e muitos precisaram de ajuda para se reerguer.

Em 13 de agosto de 1975 foi fundada a instituição e em 22 de abril de 1976 foi oficialmente registrada a COMBEMTU que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e estende suas ações às respectivas famílias.

Ao longo de sua existência atendendo a legislação a entidade trabalha com a Proteção Social Básica. Aludida pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - passou a oferecer o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar e Comunitário para crianças e adolescentes, num limiar abrangente de suas funções.

Em 2012, com a construção de seu projeto político pedagógico, redigiu sua missão, tendo como princípio ações socioeducativas e social familiares comprometidas com a valorização do potencial individual e coletivo que resgatem a autoestima para formar integralmente a criança e o adolescente em situação de fragilidade, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania, promovendo inserção social em sua real acepção.

A proposta de atendimento está em conformidade com a tipificação nacional de serviços socioassistenciais, pautada em experiências lúdicas, culturais, esportivas e formação geral para o mundo do trabalho (de modo a orientar o jovem para a escolha profissional), além de contribuir para inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

A instituição também oferece o Programa Aprendiz sendo este um projeto respaldado na lei 10.097/2000, em que a aprendizagem incentiva à inserção e a permanência de jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, buscando minimizar o índice de desemprego entre jovens. É executado em parceria com as empresas em geral. A aprendizagem é destinada à formação técnico-profissional metódica de adolescentes e jovens, desenvolvidas por meio de atividades teóricas e práticas que são organizadas em tarefas de complexidade progressiva.

COMO CONTRIBUIR